quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Kernel: O que é? Por que trocar? Como fazer?

O que é Kernel?

O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.


O Cerebro do O.S

Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Simples Assim?

Na verdade, não. O fato é que o Kernel é complexo demais para ser explicado de forma técnica a um público leigo no assunto. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.

Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/1636-o-que-e-kernel-.htm#ixzz1P1AmBniH

Para que trocar uma Kernel?

Se você tem um P500 com a versão 2.2.1 (Froyo) já deve ter ouvido falar de um famoso "Bug do Touch Screen" que acompanha o aparelho de fábrica, mas que a LG teima em admitir. Toda vez que você toca na tela do seu aparelho o uso do CPU do P500 vai a 100% ocasionando lentidão e travamentos. Esse problema pode até passar desapercebido por usuários que não exigem muito do seu aparelho, mas quem já tentou utilizar um teclado no estilo "SlideIt" ou "Swype" que exige o deslizar dos dedos pela tela certamente teve grandes dificuldades. O mesmo ocorre para quem tentou jogar algum game que exige um pouco mais do processador.

A troca da Kernel acaba com o problema. Existe mais uma infinidade de melhorias que os desenvolvedores disponibilizam ao atualizar uma Kernel. O processo de atualização da kernel é muito mais simples do que a troca do ROM por exemplo, nada é perdido e geralmente não se leva mais de 5 minutos para conclusão.

Na nova versão Android 2.3.3 uma kernel modificada possibilita uma transferencia de dados mais rapida entre o cartão de memoria do P500 e o PC em casos em que o cartão foi particionado. Com uma kernel original, não são poucos os casos de pessoas que tiveram problemas de "travadas" durante a transferencia de dados. Ela tambem permite a criação de partições "ext4", que a kernel original LG não suporta. Saiba mais sobre partição do cartão de memória clicando aqui

A kernel modificada "libera" um overclock maior no sistema. Com uma kernel original só é possível obter um overclock Max de 600mhz. Após instalação da kernel modificada esse "leque" se abre para mais possibilidades. Alguns chegam a usar uma frequencia maxima de 800MHZ. Se você sequer sabe o que é overclock, clique aqui.

Como trocar a kernel do LG P500?

Para instalar a famosa "kernel" (deve ser instalada depois da ROM) segue-se o mesmo processo para Instalação da Rom com algumas diferenças:

1º Faça o download da Kernel escolhida. Existe uma lista de kernels para todas as versões disponível nesse tópico do site XDA Developers (em inglês, use um tradutor). Tenha em mente que as kernels são desenvolvidas para versões específicas de firmwares e ROMs, portanto, fique atento a isso.

2º Ligue o smartphone em Modo Recovery (POWER + VOLUME MENOS + HOME)

3º Plugue o smartphone no computador e entre no menu USB Toggle e confirme, copie o arquivo baixado sem extrair para a raíz do cartão de memória.

4ª Remova com segurança o cartão de memória (remover hardware com segurança, clicando com o botão direito no ícone dele no PC) e aperte o botão de menu do smartphone para desativar o USB Toggle, então aperte voltar.

5º Entre no menu Flash zip from sdcard, posicione o cursor em "toggle signatures verification" e aperte o botão "menu" para desativar a verificação, depois volte para a linha de cima (flash zip from sdcard) escolha o arquivo .zip da Kernel desejada e confirme apertando "menu".

6º Após termino do Flash Zip, escolha a opção reboot e espere o celular reiniciar.

Pronto, agora você tem um O.S com kernel modificada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário